A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200009Palavras-chave:
pesquisa, educação em enfermagem, docente de enfermagemResumo
Neste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade.Downloads
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Publicado
2000-04-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(2), 53-59. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200009