Eficácia de manual educativo para acompanhantes de parto: estudo piloto de ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2277.2996Palavras-chave:
Apoio Social, Parto, Ensaio Clínico, Enfermagem, Educação em Saúde, Promoção da SaúdeResumo
Objetivo: avaliar a eficácia de um manual educativo na instrumentalização do acompanhante para prestar apoio à parturiente e verificar a sua influência na satisfação do acompanhante e da mulher com o processo de parto vaginal. Método: piloto de ensaio clínico controlado randomizado com 65 acompanhantes e puérperas (intervenção=21 e controle=44). O conhecimento prévio dos acompanhantes foi avaliado em linha de base. Utilizou-se o Formulário de Avaliação do Acompanhante em Sala de Parto para mensurar as ações prestadas e a satisfação com a experiência e o Questionário de Experiência e Satisfação com o Parto para avaliar a satisfação da puérpera com este. Foram utilizados os testes t de Student ou Wilcoxon, Qui-quadrado ou exato de Fisher, razões de risco e intervalos de confiança a 95%. Resultados: acompanhantes do grupo intervenção realizaram maior número de ações de apoio (7,2 vs 4,6; p:0,001) e tiveram escores mais altos de satisfação com o parto (72,4 vs 64,2; p:0,00). Puérperas do grupo intervenção tiveram maior satisfação com o parto (119,6 vs 107,9; p:0,000). Conclusão: o manual foi eficaz na instrumentalização do acompanhante, contribuiu para ações de apoio à parturiente e repercutiu na satisfação do acompanhante e da mulher com o processo de parto. RBR-776d9sDownloads
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Publicado
2018-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Eficácia de manual educativo para acompanhantes de parto: estudo piloto de ensaio clínico randomizado. (2018). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e2996. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2277.2996