Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos

Autores

  • Karol Johanna Briñez Ariza Universidad Nacional de Colombia
  • Clara Virginia Caro Castillo Universidad Nacional de Colombia
  • María Elena Echevarría-Guanilo Universidad Federal de Santa Catarina
  • Marta Lenise Do Prado Universidad Federal de Santa Catarina
  • Silvana Silveira Kempfer Universidad Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2099.2968

Palavras-chave:

Bullying, Estudos de Validação, Inquéritos e Questionário, Serviços de Enfermagem Escolar, Enfermagem, Pesquisa Metodológica em Enfermagem

Resumo

Objetivo: realizar a validação transcultural do instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para a população de estudantes colombianos. Método: estudo metodológico com estudantes de 8 a 15 anos, de instituições educacionais públicas e privadas de Ibagué, Colômbia. Utilizou-se o formulário de caracterização e a “Child Adolescent Teasing Scale”. Resultados: o processo de adaptação transcultural foi organizado em sete etapas: comparação da versão em espanhol do instrumento com a versão original em inglês, retrotradução, versão consenso, validade facial e adaptação da terminologia pelos estudantes, validade facial e de conteúdo por especialistas, comissão de avaliação para a versão final, teste piloto e confiabilidade. Conclusão: a versão adaptada ao espanhol usado na Colômbia da “Child Adolescent Teasing Scale” (Escala de zombarias para crianças e adolescentes), que mede a frequência e o incômodo devido às zombarias, mostrou resultados recomendáveis em termos de validade e confiabilidade.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validação transcultural da Child Adolescent Teasing Scale para estudantes colombianos. (2018). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e2968. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2099.2968