Aprendizagem da liderança: opinião de enfermeiros sobre a formação acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000300013Palavras-chave:
enfermagem, liderança, aprendizagemResumo
O propósito desse estudo foi conhecer a opinião dos enfermeiros sobre o preparo realizado durante o curso de graduação, para liderarem a equipe de enfermagem. Foram entrevistados dezessete enfermeiros vinculados a uma instituição hospitalar pública federal, que vivenciam a situação de "liderar" uma equipe de enfermagem. O material coletado foi submetido à técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados evidenciaram que existe insatisfação em relação ao preparo acadêmico para o desempenho da função de líder. Os aspectos abordados proporcionaram reflexão sobre a necessidade de se viabilizar estratégias de ensino-aprendizagem que levem o aluno a desenvolver habilidades de liderança.Downloads
Downloads
Publicado
2000-07-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.Como Citar
Aprendizagem da liderança: opinião de enfermeiros sobre a formação acadêmica. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(3), 91-96. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000300013