Estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Eliabe Rodrigues de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Departamento de Enfermagem
  • Danielle Gonçalves da Cruz Rebouças Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
  • Alany Carla de Sousa Paiva Universidade Potiguar; Escola de Saúde
  • Camila Priscila Abdias do Nascimento Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Sandy Yasmine Bezerra e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Departamento de Enfermagem
  • Erika Simone Galvão Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2463.3008

Palavras-chave:

Saúde, Educação, Avaliação de Serviços de Saúde, Serviços de Saúde Escolar, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Estudos de Avaliação

Resumo

Objetivo: identificar e analisar as evidências disponíveis sobre as estratégias utilizadas nos estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola. Método: revisão integrativa com busca na LILACS, CINAHL, CUIDEN, ScienceDirect e PubMed. A partir dos critérios de inclusão e exclusão predefinidos foram relacionados 121 artigos para compor a amostra. Resultados: predominaram estudos no idioma inglês (97,5%), com abordagem quantitativa (80,2%), referente às intervenções executadas na Região das Américas (54,6%) e Europeia (23,1%). Em sua maior parte, tratam-se de intervenções em formato de programas (70,2%), interessadas em avaliar resultados (73,5%) a partir do julgamento de valor (83,4%). Prevaleceram intervenções com foco em eficácia, nos efeitos ou no impacto e as atividades realizadas nas intervenções estavam voltadas para atividades físicas, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e uso do tabaco, álcool e outras drogas. Estas são trabalhadas através de atividades de acompanhamento clínico, promoção da saúde e prevenção de doenças. Conclusão: as evidências apontam que as avaliações das intervenções de saúde na escola focalizam os resultados produzidos em programas mediante o julgamento de valor. As temáticas mais abordadas foram alimentação saudável, atividade física, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, entre outros.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Medeiros, E. R. de, Rebouças, D. G. da C., Paiva, A. C. de S., Nascimento, C. P. A. do, Silva, S. Y. B. e, & Pinto, E. S. G. (2018). Estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola: revisão integrativa de literatura. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3008. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2463.3008