Psicodrama como estratégia pedagógica: vivências no ensino de graduação na área de saúde da mulher

Autores

  • Normélia Maria Freire Diniz UFBA; EE
  • Regina Lúcia Mendonça Lopes UFBA; EE
  • Mariza Silva Almeida UFBA; EE
  • Solange Maria dos Anjos Gesteira UFBA; EE
  • Jeane Freitas de Oliveira UFBA; EE

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000400013

Palavras-chave:

educação em saúde, psicodrama, saúde da mulher, condições sociais

Resumo

A partir de uma discussão do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher - GEM, o psicodrama tem sido utilizado como estratégia pedagógica para desenvolver o tema Condição Feminina e Saúde da Mulher. Depoimentos individuais, verbalizados e escritos, e histórias construídas na "vivência grupal", foram analisados sob a perspectiva de gênero. A dinâmica vem facilitando o relacionamento e o auto-conhecimento, possibilitando a emergência de situações do cotidiano. A reflexão entre o vivido e o teórico tem permitido a visibilidade da inserção feminina no espaço público e privado e criado situações para a construção de conceitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Psicodrama como estratégia pedagógica: vivências no ensino de graduação na área de saúde da mulher. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(4), 88-94. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000400013