Validade e confiabilidade da versão turca da escala de avaliação do Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (CLES+T)

Autores

  • Selma Atay Çanakkale Onsekiz Mart University, School of Health, Fundamental Nursing Department
  • Fatma Yılmaz Kurt Çanakkale Onsekiz Mart University, School of Health, Pediatric Nursing Department
  • Gülbahar Korkmaz Aslan Pamukkale University, Department of Public Health Nursing
  • Mikko Saarikosk University of Turku, Department of Nursing Science
  • Hilal Yılmaz Çanakkale Onsekiz Mart University, School of Health
  • Volkan Ekinci Çanakkale Onsekiz Mart University, School of Health

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2413.3037

Palavras-chave:

Estudante de Enfermagem, Ambiente Clínico, Escala, Satisfação, Validade, Confiabilidade

Resumo

Objetivo: Um estudo do tipo metodológico foi desenvolvido com o propósito de investigar a validade e a confiabilidade da versão turca da escala de avaliação do Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (CLES + T) no ambiente de aprendizagem clínica de estudantes, enfermeiros clínicos e educadores. Métodos: A amostra foi composta por 602 estudantes de enfermagem turcos com experiência na prática clínica hospitalar. O CLES + T, desenvolvido por Saarikoski, foi utilizado para coleta de dados. Equivalência de linguagem, consistência interna, correlação item-total e validade de estrutura foram avaliados no escopo do estudo de validade e confiabilidade na escala CLES + T. Resultados: As correlações item-total de quatro itens foram inferiores a 0,30, e tais itens foram removidos da escala como resultado da análise de itens. O valor alfa de Cronbach da escala foi de 0,93-0,99; as correlações itemtotal da escala variaram entre 0,45 e 0,66; seis fatores foram identificados na análise fatorial da escala, com uma variância total explicada por esses seis fatores de 64%. Conclusão: De acordo com os resultados da pesquisa, a versão turca do escala CLES+T foi considerada válida e confiável, a qual pode ser usada para avaliar a satisfação de estudantes de enfermagem com sua educação clínica na Turquia.

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Publicado

2019-03-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validade e confiabilidade da versão turca da escala de avaliação do Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (CLES+T). (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3037. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2413.3037