Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil

revisão sistemática da literatura

Autores

  • Jéssica David Dias Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Aline Natalia Domingues Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Chris Mayara Tibes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Silvia Helena Zem-Mascarenhas Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2509.3036

Palavras-chave:

Criança, Saúde da Criança, Obesidade Pediátrica, Jogos de Vídeo, Promoção da Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: identificar, na literatura, a eficácia do uso de serious games para a melhoria do conhecimento e/ou das mudanças de comportamentos em crianças com sobrepeso ou obesidade. Método: realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Tomou-se como base o método para revisão sistemática da Cochrane. Os estudos foram coletados nas bases de dados Public Medline, Web Of Science, ScienceDirect, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Health Games Research e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Utilizaramse os descritores “videogames” e “obesity” e a palavra-chave “serious games”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: estudos classificados como ensaios clínicos randomizados, nos idiomas inglês, espanhol e português e que tivessem crianças como público-alvo. Resultados: 2.746 estudos foram localizados na busca inicial e seis foram selecionados para a amostra final. Os artigos focaram tanto no estímulo a mudanças de comportamento do jogador quanto no incentivo à atividade física e melhoria de hábitos alimentares. Os estudos mostraram que o uso de serious games como estratégia pode auxiliar positivamente no enfrentamento da obesidade infantil. Conclusão: acredita-se que a pesquisa nessa área é uma estratégia em expansão e promissora e que tais jogos figuram como alternativas na educação em saúde de crianças.

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3036. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2509.3036