Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar

Autores

  • Henriqueta Galvanin Guidio de AImeida Hospital Universitário de Londrina
  • Olga Chizue Takahashi Hospital Universitário de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Hospital Universitário de Londrina
  • Helena Dantas de Menezes Guariente Hospital Universitário de Londrina
  • Maria Leocádia de Oliveira Hospital Universitário de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691995000200011

Palavras-chave:

diabetes, avaliação, interdisciplinariedade, educação, conhecimento

Resumo

Através de um instrumento de avaliação de conhecimentos, as autoras testaram a capacidade de compreensão e memorização de dez grupos de diabéticos atendidos por uma equipe multiprofissional que atua no ambulatório do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. A avaliação incluiu temas diversos que faziam parte das atividades do programa educacional. Somente um grupo de pacientes apresentou índices de acerto considerados adequados. Analisados individualmente, diabéticos jovens, motivados e com bom nível de compreensão obtiveram melhores resultados. Conclui-se que a avaliação possibilitou identificar pacientes que necessitam de reforços nas diversas áreas de conhecimento permitindo a programação de atividades específicas para os mesmos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1995-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar. (1995). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 3(2), 145-164. https://doi.org/10.1590/S0104-11691995000200011