Satisfação do paciente diabético em seguimento em um programa de educação em diabetes

Autores

  • Maria Lúcia Zanetti University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing
  • Liudmila Miyar Otero University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing
  • Marília Voltolini Biaggi University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing
  • Manoel Antônio dos Santos University of São Paulo; Ribeirão Preto School of Philosophy, Sciences and Languages
  • Denise Siqueira Péres University of São Paulo; Ribeirão Preto School of Philosophy, Sciences and Languages
  • Fernanda Pontin de Mattos Guimarães University of São Paulo; Ribeirão Preto School of Philosophy, Sciences and Languages

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000400010

Palavras-chave:

diabetes mellitus, satisfação do paciente, educação em saúde

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a satisfação dos pacientes diabéticos com as informações recebidas e a assistência oferecida após a implementação do programa educativo, denominado Staged Diabetes Management SDM, em abril de 2005, em um centro de pesquisa e extensão universitária em Ribeirão Preto, SP. Para tanto, foi aplicado questionário de satisfação a 54 diabéticos que participaram do programa por período de 12 meses. Em relação às informações recebidas durante o atendimento, os pacientes referiram que elas atenderam as suas necessidades, sendo que 59,3% deles mencionaram as informações relacionadas à alimentação, 33,3% aos medicamentos, 31,5% ao controle glicêmico. No que concerne à avaliação do atendimento, 81,5% dos usuários o consideraram excelente. Conclui-se que a satisfação do paciente constituiu valioso feedback para a equipe multiprofissional avaliar o programa implementado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Satisfação do paciente diabético em seguimento em um programa de educação em diabetes. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(4), 583-589. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000400010