Tendências da produção do conhecimento na educação em saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000600019Palavras-chave:
educação em saúde, saúde pública, enfermagemResumo
Trata-se de revisão de literatura cujo objetivo foi identificar o conceito de Educação em Saúde, utilizado por pesquisadores em Saúde Coletiva, apresentar as principais tendências e referenciais pedagógicos discutidos nessas pesquisas e exemplificar estudos construídos com o objetivo de promover a educação em saúde por meio de estratégias participativas com o envolvimento da comunidade. Após a leitura e análise de 22 artigos, levantados no Scientific Eletronic Library Online, que atendiam as questões norteadoras do estudo, foram construídas as seguintes categorias de análise: educação em saúde no Brasil - aspectos conceituais, práticas pedagógicas em educação e saúde, educação em saúde aplicada à prática profissional. A educação em saúde é um campo imprescindível ao desenvolvimento de uma sociedade e práticas educativas são espaços de aplicação dos saberes destinados ao crescimento social. Percebe-se a importância de propostas educacionais baseadas na reflexão, crítica, envolvimento e conscientização, e a importância da implementação de novos programas educativos que atendam toda população.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Tendências da produção do conhecimento na educação em saúde no Brasil. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(6), 1177-1183. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000600019