Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo

Autores

  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carmen Gracinda Silvan Scochi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Débora Falleiros de Mello Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000200007

Palavras-chave:

enfermagem materno-infantil, alojamento conjunto, educação em saúde, jogos e brinquedos

Resumo

O estudo objetiva verificar a aquisição de conhecimento nas atividades de educação em saúde, mediada pela utilização de um jogo educativo sobre aleitamento materno e cuidados básicos com o recém-nascido, em alojamento conjunto. Estudo realizado em uma maternidade filantrópica de Ribeirão Preto-SP. Atividades educativas foram realizadas em grupo, coordenadas pela enfermeira, utilizando jogo de tabuleiro. Por meio de entrevista estruturada, orientada por um roteiro pré e pós-jogo, verificamos a aquisição de conhecimento, classificando as respostas em insuficiente (0-4), regular (5-9), bom (10-14) e ótimo (15-20). Do conhecimento prévio das mães, 16,7% de respostas foram ótimas, aumentando para 77,8% após participação da atividade educativa. Concluímos que o jogo constituiu estratégia adequada para facilitar troca de experiências entre puérperas e o desenvolvimento da educação em saúde por meio de atividades lúdico-pedagógicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(2), 166-171. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000200007