Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem

Autores

  • Maria Helena Salgado Bagnato Universidade Estadual de Campinas; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde
  • Maria Inês Monteiro Cocco Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação; Departamento de Enfermagem; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000300019

Palavras-chave:

licenciatura em enfermagem, ensino, memória

Resumo

É relatada uma experiência desenvolvida na Licenciatura em Enfermagem, tendo como referência a incorporação e a problematização da memória relativa às vivências dos educandos. Partiu-se das representações e significações das experiências educativas dos alunos, que, por meio de processos de reflexão e leituras são ressignificadas, possibilitando outras tessituras de conceitos educacionais, além de permitir a elaboração de outras concepções de mundo, homem, sociedade e educação. Essa proposta mostra um caminho viável e significativo para desenvolver uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos vivenciados, reconstruindo-os em suas relações políticas, sociais e culturais, viabilizando uma reflexão crítica e mudanças em sua prática profissional.

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Publicado

2002-06-01

Edição

Seção

Notas e Informações

Como Citar

Memória educativa e a tessitura de conceitos educacionais: experiência vivenciada na licenciatura em enfermagem. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(3), 439-445. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000300019