Desenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o autoconhecimento na formação do enfermeiro

Autores

  • Elizabeth Esperidião Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás; Escola de Faculdade de Enfermagem
  • Jeanne Marie R. Stacciarin School of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000400008

Palavras-chave:

ensino, enfermagem, saúde mental

Resumo

Estudo elaborado partindo-se da disciplina Saúde Mental-I sobre o desenvolvimento do enfermeiro por meio do estímulo ao autoconhecimento. Foram objetivos refletir sobre o autoconhecimento como ferramenta na formação do enfermeiro e analisar estratégias didáticas facilitadoras ao desenvolvimento dessa habilidade. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina, utilizando-se registros escritos, auto-avaliação e avaliação da disciplina. Os resultados mostraram que o aluno tem oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento sendo que determinadas técnicas de ensino estimulam o contato com aspectos pessoais, facilitando a descoberta de potencialidades para a prática profissional. Concluímos que a disciplina tem desempenhado papel fundamental na formação do enfermeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o autoconhecimento na formação do enfermeiro. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(4), 516-522. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000400008