Fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que provocam estresse nos estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000500002Palavras-chave:
estresse, estudantes de enfermagem, laboratórios de hospitalResumo
Estudo transversal, quantitativo, de correlação com análise descritiva, que teve como objetivo conhecer os fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que incidem na aparição de estresse em 129 estudantes de Enfermagem, que responderam os questionários Escala Hamilton e KEZKAK. Os dados foram processados no programa Microsoft Excel, aparecendo: que 100% apresentam estresse. A ansiedade, tensão e insônia aparecem com maior percentagem. Os Fatores Competências do aluno: "cometer erros no seu trabalho e prejudicar o paciente", e em Docente: "receber ordens contraditórias" são os que apresentam maior freqüência, sendo o Docente o preponderante na aparição do estresse. Conclui-se que é necessário adequar as tutorias docentes às práticas clínicas, dando maior ênfase ao apoio que deverá ser oferecido ao aluno, com a finalidade de diminuir o estresse e favorecer o aprendizado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-10-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.Como Citar
Fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que provocam estresse nos estudantes de enfermagem. (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(5), 805-811. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000500002