Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência

Autores

  • Marisa Antonini Ribeiro Bastos Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Eliane Marina Palhares Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000500018

Palavras-chave:

tecnologia educacional, educação de pós-graduação em enfermagem, enfermagem

Resumo

Trata-se de relato da experiência do oferecimento de disciplina do curso de mestrado da Universidad Nacional de Rosário. Tem como objetivo subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação a distância, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade a determinada clientela. A disciplina foi desenvolvida em três momentos: videoconferência; atividades didáticas realizadas a distância e seminário presencial. A tutoria foi compartilhada estabelecendo-se o desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. As autoras acreditam que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar enfermeiros que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, viabilizando a qualificação de um grande contingente de enfermeiros, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional. Frente à necessidade de formar os atendentes de enfermagem do país e qualificar enfermeiros para atuar como docentes, a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-10-01

Edição

Seção

Comunicações Breves/Relato de Casos

Como Citar

Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência. (2003). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 11(5), 685-691. https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000500018