Cartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuro
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000100010Palavras-chave:
prestação de cuidados de saúde, educação em saúde, instrução programada, prematuro, enfermagemResumo
O objetivo do presente estudo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional, dirigido ao treinamento materno para preparar a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. O modelo pedagógico utilizado foi a educação conscientizadora, fundamentada em Paulo Freire. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto, SP. Os participantes indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. A confecção desse material didático-instrucional foi feita pelas pesquisadoras tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a essa clientela. Para os participantes, o material educativo direcionou as orientações e auxiliou as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos.Downloads
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Publicado
2004-02-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Cartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuro. (2004). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 12(1), 65-75. https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000100010