Escala de Motivação Acadêmica: evidências de validade e confiabilidade com estudantes de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3848.3420Palavras-chave:
Motivação, Bacharelado em Enfermagem, Estudos de Validação, Reprodutibilidade dos Testes, Análise Fatorial, PsicometriaResumo
Objetivo: avaliar as evidências de validade e a confiabilidade da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com base na estrutura interna. Método: pesquisa metodológica realizada com 205 estudantes de graduação em Enfermagem. A dimensionalidade/estrutura interna da EMA foi avaliada por meio de análises fatoriais, no contexto de Modelagens de Equações Estruturais Exploratórias (ESEM) e a confiabilidade dos fatores foi aferida pelos coeficientes alfa de Cronbach (α) e Confiabilidade Composta (CC). Resultados: foram obtidos índices de ajuste aceitáveis (CFI = 0,92; RMSEA = 0,07; SRMR = 0,06) para um modelo tridimensional: Motivação Intrínseca (10 itens; α = 0,84; CC = 0,86); Motivação Extrínseca (08 itens; α = 0,84; CC = 0,90); e Desmotivação (04 itens; α = 0,84; CC = 0,88). Encontrou-se padrão correlacional significativo para o continuum de motivação. Conclusão: a análise da dimensionalidade da EMA alcançou um modelo de três fatores: Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca e Desmotivação, sendo considerada uma alternativa parcimoniosa à versão original de sete fatores. Este estudo contribuiu para a avaliação da validade do instrumento de medida e seu refinamento teórico, apontando a necessidade de que investigações futuras avaliem sua propriedade de invariância.
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