Tecnologias de cuidado para prevenção e controle da hemorragia no terceiro estágio do parto: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2761.3165

Palavras-chave:

Hemorragia Pós-Parto; Tecnologia Biomédica; Prevenção de Doenças; Difusão de Inovações; Morte Materna; Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo

identificar evidências acerca das contribuições das tecnologias de cuidado usadas para prevenção e controle da hemorragia no terceiro estágio do parto.

Método

revisão sistemática com busca em bases de dados. Dois investigadores selecionaram os textos de forma independente na primeira etapa e, na segunda, em reunião de conciliação. Para avaliação da concordância, aplicou-se o coeficiente Kappa; para avaliação do risco de viés e classificação dos níveis de evidência, adotou-se o Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation.

Resultados

incluíram-se 42 artigos; desses, 34 classificados como tecnologias de produto, sendo a maioria produtos farmacológicos; dois referentes ao uso do saco plástico transparente para a coleta de sangue e contribuição do intervalo de nascimento e dos cuidados pré-natais. Os oito artigos classificados como tecnologias de processo se referiam a manejo ativo do terceiro estágio do parto, tração controlada de cordão, massagem uterina e intervenções educacionais.

Conclusão

as tecnologias de produto e de processo apresentaram evidência alta e moderada confirmada em 61,90% dos artigos. Os níveis de evidência demonstram contribuições das tecnologias para prevenção e controle da hemorragia. Na prática clínica, o enfermeiro deve oferecer cuidados à mulher fundamentados em evidências científicas e construir protocolos sobre as ações de cuidado da enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Tecnologias de cuidado para prevenção e controle da hemorragia no terceiro estágio do parto: revisão sistemática. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3165. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2761.3165