Atuação da enfermagem para o desenvolvimento da parentalidade na primeira infância: revisão sistemática de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3031.3213

Palavras-chave:

Profissionais de Enfermagem; Papel do Profissional de Enfermagem; Cuidados Infantis; Desenvolvimento Infantil; Prática de Enfermagem; Parentalidade

Resumo

Objetivo:

mapear a evidência disponível sobre a atuação do profissional de enfermagem no cuidado à primeira infância por meio do desenvolvimento da parentalidade.

Método:

revisão sistemática de escopo, com seleção de estudos sobre a atuação de profissionais de enfermagem contemplando o desenvolvimento da parentalidade, no contexto de cuidados à primeira infância. Utilizou-se ferramenta padronizada de extração de dados e análise temática qualitativa.

Resultados:

foram incluídos 19 estudos que mostraram que a atuação de profissionais de enfermagem perpassa por nove dimensões: promotor da construção do papel parental; orientações e apoio para implementação de cuidados de saúde físicos; orientações para promoção de ambiente seguro; aplicação de teorias, princípios e métodos dos programas materno-infantis; estabelecimento de relações terapêuticas; implementação da gestão da atenção materno-infantil; promoção de acesso à rede de apoio; orientação para o curso da vida das figuras parentais; e uso de evidências científicas para orientar a prática.

Conclusão:

a atuação de profissionais de enfermagem abrange importantes saberes e significativas práticas para o desenvolvimento da parentalidade no cuidado à primeira infância. Os achados possibilitam embasamento para melhoria da prática clínica desses profissionais, ao mostrarem as áreas de atuação e intervenções relevantes para a primeira infância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Atuação da enfermagem para o desenvolvimento da parentalidade na primeira infância: revisão sistemática de escopo. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3213. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3031.3213