Modelo para implantação ou revitalização de trabalhos de conclusão de curso

Autores

  • Rosita Saupe Universidade do Vale do Itajaí
  • Águeda Lenita Pereira Wendhausen Universidade do Vale do Itajaí
  • Heloisa Beatriz Machado Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000100015

Palavras-chave:

pesquisa, monografia, normas

Resumo

A exigência estabelecida pelas Diretrizes Curriculares de um Trabalho de Conclusão de Curso para a área de enfermagem é uma inovação para a maioria dos cursos no Brasil. Somente alguns, devido a uma visão prospectiva, implantaram essa modalidade de estudo. Essa exigência tem demandado esforços das universidades no sentido de que esses estudos representem não somente um exercício acadêmico, mas também um indicador de qualidade institucional e possível contribuição para a solução de problemas sociais. O modelo que propomos inclui a definição de linhas de pesquisa, a aglutinação de pesquisadores por área de interesse, a organização de grupos e núcleos de pesquisa, a definição dos tipos de estudos privilegiados, o planejamento de agendas operacionais, o acompanhamento da implementação e o incentivo à divulgação.

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Publicado

2004-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Modelo para implantação ou revitalização de trabalhos de conclusão de curso. (2004). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 12(1), 109-114. https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000100015