Nursing Now and Nursing in the future: a experiência das irrupções do inesperado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4826.3453Palavras-chave:
Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Papel do Profissional de Enfermagem, Coronavírus, Pandemia, Dinâmica Não LinearResumo
Objetivo: realizar reflexão teórica acerca da Campanha Nursing Now e a experiência das irrupções do inesperado face ao período pandêmico. Método: estudo teórico-reflexivo, apoiado no referencial teórico do pensamento da complexidade. Visa-se à compreensão da dialógica entre as noções de ordem, de desordem e de organização, as quais traduzem a passagem da simplificação à complexidade do fenômeno da pandemia e sua relação com a temática Nursing Now and Nursing in the future. Resultados: o universo dos fenômenos é tecido, simultaneamente, de ordem, de desordem e de organização. Reafirmar o papel central da Enfermagem na equipe de saúde, face às irrupções e incertezas provocadas pela pandemia em curso, implica capacidade de dialogar com a desordem e suscitar uma nova e mais complexa (re)organização global do ser e do fazer Enfermagem. Conclusão: a reflexão teórica suscita, além de respostas, novos questionamentos e novas irrupções. Concebe-se a inseparabilidade entre as noções de ordem e de desordem na dinâmica evolutiva do sistema de Enfermagem e defende-se a promoção de níveis de organização, gestão e assistência de Enfermagem ainda mais complexos para o alcance do acesso universal à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.