Desenvolvimento de um kit de ferramentas educacionais online para os cuidados de enfermagem das minorias de orientação sexual e identidade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4712.3470Palavras-chave:
Minorias Sexuais e de Gênero; Simulação de Paciente; Assistência à Saúde Culturalmente Competente; Enfermagem; Educação.Resumo
Objetivo: desenvolver e implementar uma ferramenta
educacional online para atender a uma demanda na educação
de enfermagem a respeito do conceito de humildade cultural e
sua aplicação às consultas e cuidados de saúde das pessoas que
se identificam como lésbicas, gays, bissexuais transgêneros,
queers, intersexuais (LGBTQI) ou Dois-Espíritos. Um melhor
entendimento das questões de saúde da comunidade LGBTQI
e Dois-Espíritos é essencial para reduzir as atuais barreiras que
eles encontram no acesso aos cuidados de saúde. Método:
foi desenvolvido um kit de ferramentas educacionais online
que inclui jogos de simulação virtual e recursos selecionados.
O processo de desenvolvimento abrangeu envolvimento
comunitário, encontro para formação de equipe, desenvolvimento
de desfechos de aprendizagem, mapas de pontos de decisão
e escrita de roteiros para gravações. Um site-sistema de
gerência da aprendizagem foi desenhado para apresentação dos
objetivos de aprendizagem, recursos selecionados e os jogos
virtuais. Resultados: o Kit de Ferramentas de Enfermagem
para Orientação Sexual e Identidade de Gênero foi criado para
a promoção da humildade cultural na prática de enfermagem.
O kit de aprendizagem foca nos encontros que usam
humildade cultural para atender às necessidades específicas
das comunidades LGBTQI e Dois-Espíritos. Conclusão: nosso
inovador kit de ferramentas educacionais online pode ser usado
para promover o desenvolvimento profissional de enfermeiros
e outros profissionais da saúde nos cuidados aos indivíduos
LGBTQI e Dois-Espíritos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.