Desenvolvimento de um programa de aprendizagem integrativa para idosos com demência residentes na comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.4794.3486%20

Palavras-chave:

Demência; Neuroplasticidade; Aprendizagem; Enfermagem Psiquiátrica; Serviços de Saúde Comunitária; Pesquisa Metodológica em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: desenvolver um programa de aprendizagem
integrativa para pessoas com demência. Método: foi
realizado um estudo metodológico com a técnica Delphi para
desenvolver o programa de aprendizagem, seguido de um teste
de viabilidade. Um grupo de especialistas foi convidado para
desenvolver o programa de aprendizagem integrativa com base
no framework da neuroplasticidade e da aprendizagem. Um
teste de viabilidade foi realizado para avaliar a implementação
do programa em dois centros após treinamento do pessoal
que dirige o programa. Transcrições literais de conferências de
casos foram codificadas, analisadas e agrupadas em temas e
subtemas por consenso. Resultados: não houve indicação de
modificação de conteúdo durante o período de implementação
do programa. Qualitativamente, os idosos participantes
apresentaram melhora nas comunicações, emoções, conexão
consigo e com os outros e bem-estar. Conclusão: o programa de
aprendizagem integrativa foi implementado sem intercorrências
com resultados promissores. O programa está adequado para
ser submetido a pesquisas em grande escala relacionadas com
sua eficácia em vários centros a fim de obter evidências mais
robustas.

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Publicado

2021-11-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvimento de um programa de aprendizagem integrativa para idosos com demência residentes na comunidade. (2021). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 29, e3486. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4794.3486