Efeito de guia para raciocínio clínico na acurácia diagnóstica de estudantes de enfermagem: ensaio clínico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.5452.3515%20

Palavras-chave:

Pensamento Crítico; Tomada de Decisão Clínica; Estudantes de Enfermagem; Ensaio Clínico Controlado Randomizado; Educação em Enfermagem; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito do Guia Autoinstrucional para Raciocínio
Clínico na acurácia diagnóstica de estudantes de Bacharelado em
Enfermagem. Método: ensaio clínico randomizado, paralelo, duplo
cego (pesquisadores e avaliadores dos desfechos), realizado com
graduandos de Enfermagem. Aplicaram-se, em duas fases, estudos
de caso validados para a identificação de diagnóstico de enfermagem/
problema do paciente, etiologia e pistas, sendo utilizado o Guia
com o grupo intervenção na segunda fase. Os desfechos - acurácia
diagnóstica, etiológica e número de pistas - foram avaliados por meio
de rubricas validadas. Para análise, utilizou-se estatística descritiva
para dados demográficos; teste exato de Fisher para similaridades na
educação prévia e confiança; teste de Mann-Whitney para idade; teste
ANOVA não paramétrico na avaliação da hipótese de diferenças no
desempenho. Resultados: amostra final composta por 24 estudantes
no grupo controle e 27 no intervenção; sem diferença quanto ao
sexo, idade e educação. Houve diferença para acurácia diagnóstica
(p=0,041) e etiológica (p=0,0351) no grupo intervenção, mostrando
efeito negativo da utilização do Guia. Conclusão: a autoinstrução
implementada uma única vez não foi efetiva em impactar a acurácia
diagnóstica de estudantes solucionando estudos de caso. A aplicação
repetida do Guia como ferramenta didática pode ser efetiva para
melhorar tal desfecho. REBEC: RBR-4bhr78.

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Publicado

2022-03-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Maurício, A. B., Cruz, E. D. de A. ., Barros, A. L. B. L. de ., Tesoro, M. G. ., Lopes, C. T. ., Simmons, A. M. ., Lopes, J. de L. ., & Guandalini, L. S. . (2022). Efeito de guia para raciocínio clínico na acurácia diagnóstica de estudantes de enfermagem: ensaio clínico. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3515. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5452.3515