Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5577.3581Palavras-chave:
Educação; Estudantes; Clínica; Aprendizagem; Meio Ambiente; Saúde Mental.Resumo
Objetivo: este estudo teve como objetivo avaliar as percepções dos estudantes de Enfermagem das universidades públicas de três países da União Europeia sobre saúde mental e ambientes de aprendizagem clínica, tema pouco investigado na literatura. Método: a coleta de dados ocorreu por meio de um formulário de dados demográficos, a Escala Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem e o Mental Health Continuum Short Form. Um total de 571 participantes da Turquia, Lituânia e Portugal foram incluídos no estudo. Resultados: houve uma diferença significativa entre os três grupos em relação ao ambiente de aprendizagem clínica e estado de saúde mental (p <0,001). A supervisão foi o elemento mais valorizado. Os estudantes portugueses apresentaram a média mais elevada nos escores do Mental Health Continuum Short Form e Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (p<0,001). Idade, sexo e saúde mental influíram nos escores do Ambiente de Aprendizagem Clínico, Supervisão e Professor de Enfermagem. Conclusão: os resultados indicaram que os escores do Mental Health Continuum Short Form e Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem obtidos pelos estudantes de Enfermagem portugueses foram mais elevados. Revelou-se também que as percepções dos alunos sobre o ambiente de aprendizagem clínica foram afetadas pela idade e sexo, e que suas percepções sobre saúde mental foram influenciadas pelos escores da escala Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem.Downloads
Publicado
2022-07-08
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico. (2022). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3581. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5577.3581