Construção e validação de podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes

Autores

  • Paloma Loiola Leite Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Iguatu, CE, Brasil. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Fundo Estadual de Combate à Pobreza - FECOP Extensão, Universidade Regional do Cariri, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2380-8462
  • Francisco Ayslan Ferreira Torres Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Iguatu, CE, Brasil. Fundo Estadual de Combate à Pobreza - FECOP Extensão, Universidade Regional do Cariri, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1703-0025
  • Leonarda Marques Pereira Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Iguatu, CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9820-2038
  • Adriana de Moraes Bezerra Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Iguatu, CE, Brasil. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0929-4685
  • Lucas Dias Soares Machado Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Iguatu, CE, Brasil. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4450-3796
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6086-6901

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3706

Palavras-chave:

Saúde do Adolescente; Comportamento do Adolescente; Educação em Saúde; Educação Sexual; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação

Resumo

Objetivo: construir e validar o conteúdo de um podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Método: estudo metodológico embasado na perspectiva freiriana. Para a construção do podcast foi aplicado o Questionário de Conhecimento sobre Sexualidade a 60 adolescentes e realizada revisão integrativa da literatura. Onze especialistas realizaram o processo de validação da tecnologia. Adotou-se o Item-level Content Validity Index ≥ 0,78 e alfa de Cronbach ≥0,700 para avaliar a consistência interna do instrumento. Resultados: foram produzidos, com participação dos adolescentes em todo o processo, quatro episódios de podcast utilizando-se da peça radiofônica abordando os temas relação sexual e sexualidade, métodos contraceptivos, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis. O podcast apresenta episódios com duração entre 8 e 11 minutos e foi validado com Item-level Content Validity Index = 0,87 e alfa de Cronbach = 0,951. Conclusão: o podcast foi validado para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e constitui uma ferramenta para as práticas de profissionais de saúde, particularmente os enfermeiros, bem como uso autônomo pelos adolescentes.

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Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Construção e validação de podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. (2022). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3706. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3706