Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem

Autores

  • Jéssica França Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3889-5378
  • Natália Chantal Magalhães da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1883-4313
  • Rodrigo Soares Sampaio Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7171-5888
  • Vanessa dos Santos Ribeiro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0686-4307
  • Emília Campos de Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0738-0539

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6177.3859%20

Palavras-chave:

Comunicação em Saúde; Relações Enfermeiro-Paciente; Filme e Vídeo Educativo; Educação em Enfermagem; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Enfermagem

Resumo

Objetivo: construir, validar e avaliar um vídeo educativo sobre estratégias de comunicação enfermeiro-paciente para estudantes da graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo metodológico, com delineamento longitudinal e análise quantitativa. Foram percorridas as etapas de pré-produção, produção, pós-produção e avaliação do vídeo pelo público-alvo. Resultados: cinco enfermeiras avaliaram o storyboard do vídeo e apontaram a compreensão do tema, os tópicos abordados e a linguagem utilizada como adequadas e pertinentes à temática. Outras cinco enfermeiras consideraram presentes e desejáveis: qualidade da técnica audiovisual empregada, ambiente simulado, caracterização das personagens e desenvolvimento das estratégias de comunicação enfermeiro-paciente. A versão final do vídeo foi avaliada por nove estudantes de enfermagem que apresentaram nível de compreensão dos itens igual ou acima de 96%. O vídeo apresenta as seguintes estratégias: Estratégias gerais de comunicação, Comunicação Intercultural, NURSE, Tell me moreAsk-Tell-Ask, Comunicação Terapêutica e Comunicação de Más Notícias. Conclusão: este estudo retrata a criação de um vídeo, sua validação por peritos e sua avaliação pelo público-alvo, que manifestaram tratar-se de um recurso educativo relevante para o processo de ensino-aprendizagem de estratégias de comunicação. Os juízes e o público alvo consideraram o vídeo como um instrumento válido para ensinar sobre as estratégias de comunicação enfermeiro-paciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3859. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6177.3859