Sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes da saúde e impacto na qualidade de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6315.3886

Palavras-chave:

Qualidade de Vida; Estudantes de Ciências da Saúde; Estudantes; Saúde Mental; Depressão; Ansiedade

Resumo

Objetivo: avaliar a associação entre qualidade de vida e presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes universitários da área da saúde. Método: estudo transversal que incluiu 321 estudantes de cursos de graduação da área da saúde. A qualidade de vida foi mensurada por meio da escala da Organização Mundial da Saúde, versão abreviada, nos domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente, e os sintomas avaliados pela escala de depressão, ansiedade e estresse. Foi realizada análise multivariada utilizando regressão linear robusta para avaliar a associação entre qualidade de vida e sintomas apresentados. Resultados: observou- se associação negativa entre qualidade de vida e sintomas de depressão em todos os domínios, enquanto os sintomas de ansiedade apresentaram associação negativa no domínio meio ambiente, e os sintomas de estresse tiveram associação negativa no domínio psicológico. A gravidade dos sintomas associou-se de forma desfavorável com a qualidade de vida, ou seja, quanto maior a gravidade dos sintomas, menor a média dos escores em todos os domínios. Conclusão: sintomas de depressão, ansiedade e estresse mostraram-se prevalentes e com impacto negativo na qualidade de vida dos estudantes, principalmente na presença de sintomas depressivos. A diminuição dos escores foi significativamente associada à gravidade dos sintomas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Freitas, P. H. B. de ., Meireles, A. L. ., Ribeiro, I. K. da S. ., Abreu, M. N. S. ., Paula, W. de ., & Cardoso, C. S. . (2023). Sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes da saúde e impacto na qualidade de vida. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3886. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6315.3886