Repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem: Scoping Review

Autores

  • Anália Andréia de Araújo Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7492-2735
  • Sara Eloise Argimiro Ribeiro Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0890-3426
  • Anne Caroline Lisboa Marinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7582-9636
  • Valéria Dantas de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2584-5996
  • Marina Eduarda Mendonça Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1348-7244
  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5322-7987

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6414.3913

Palavras-chave:

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino; Educação à Distância; Pandemias; Infecção por Vírus COVID-19

Resumo

Objetivo: mapear o conhecimento produzido sobre as repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem. Método: trata-se de uma scoping review, guiada pelas recomendações da Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual realizada em 15 bases de dados eletrônicas e repositórios de teses e dissertações. O protocolo desta revisão foi registrado em Open Science Framework. Os dados foram analisados e sintetizados em duas categorias de análise estabelecidas: aspectos positivos e negativos e estatística descritiva. Resultados: 33 publicações identificadas, os aspectos positivos mais citados foram o desenvolvimento de novas estratégias de ensino adaptadas ao meio virtual e a capacitação dos futuros profissionais na prática clínica do contexto de crise sanitária. Os aspectos negativos estão relacionados às questões psicológicas, como aumento de casos de ansiedade, estresse e solidão entre os estudantes. Conclusão: as evidências sugerem que o ensino remoto foi uma saída emergencial oportuna para a continuidade da formação acadêmica, contudo, esta modalidade educacional apresentou aspectos positivos e negativos que precisam ser repensados para uma melhor sistematização do ensino-aprendizagem em outros contextos que se assemelhem ao da pandemia da COVID-19.

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Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Nascimento, A. A. de A. ., Ribeiro, S. E. A. ., Marinho, A. C. L. ., Azevedo, V. D. de ., Moreira, M. E. M. ., & Azevedo, I. C. de . (2023). Repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem: Scoping Review. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3913. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6414.3913