Acompanhamento das habilidades motoras de crianças que freqüentam creches e pré-escolas

Autores

  • Magda Andrade Rezende University of São Paulo; School of Nursing
  • Vivian César Beteli University of São Paulo; School of Nursing
  • Jair Lício Ferreira dos Santos University of São Paulo; Ribeirão Preto Medical School

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500003

Palavras-chave:

creches, cuidado da criança, desenvolvimento infantil

Resumo

O objetivo foi descrever os resultados de triagens do desenvolvimento motor de uma coorte de crianças que freqüenta 3 creches da cidade de São Paulo e levantar hipóteses a respeito destes resultados. Trinta crianças foram avaliadas três vezes, ao longo de dois anos, usando-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. Na área motora grossa os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 3ª aplicação, p= 0,038*). Houve relação entre idade da criança (2 a 3 anos) e piores resultados (Teste exato de Fisher, p= 0,013*). Na área motora fina os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 2ª aplicação, p= 0,031*). O desenvolvimento motor melhorou depois que as crianças começaram a freqüentar as creches. São necessárias mais pesquisas a fim de atribuir influências específicas a cada área: creche e/ou família.

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Publicado

2005-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Acompanhamento das habilidades motoras de crianças que freqüentam creches e pré-escolas. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(5), 619-625. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500003