Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso à distância sobre tratamento de feridas

Autores

  • Maria Andréia Silva Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Helena Baena de Moraes Lopes Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100011

Palavras-chave:

educação à distância, internet, cicatrização de feridas, educação em enfermagem

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos desenvolver, aplicar e avaliar um curso de educação à distância (EAD), através da internet, utilizando um ambiente denominado TelEduc. Foram convidados 38 enfermeiros para participarem do curso, 28 se inscreveram, 17 o concluíram. Os especialistas e alunos avaliaram o curso e foram realizadas as avaliações diagnóstica (pré-teste), processual e somativa (pós-teste). Os especialistas em EAD e em feridas consideram o curso adequado, mas que, de forma geral, precisava de pequenas reformulações. A grande maioria dos alunos apresentou opinião positiva com relação ao curso. Comparando-se o pré- e o pós-teste, os alunos obtiveram melhores resultados no pós-teste (p<0,0001). Foram atingidos os objetivos propostos, embora o curso necessite de algumas reformulações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso à distância sobre tratamento de feridas. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(1), 77-84. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100011