Relação entre depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19

Autores

  • Marilyse de Oliveira Meneses Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem, Teresina, PI, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6883-3856
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem, Teresina, PI, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1772-7439

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6764.4057

Palavras-chave:

Smartphone ; Comportamento Aditivo; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem; Ansiedade; Depressão

Resumo

Objetivo: verificar a relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19. Método: estudo descritivo-analítico realizado com 206 estudantes de enfermagem. Para coleta de dados foram utilizados um instrumento de caracterização sociodemográfica e uso do smartphone adaptado da literatura e as seguintes escalas: Depression, Anxiety and Stress Scale e Smartphone Addiction Inventory. Os dados sociodemográficos e o uso do smartphone foram analisados por meio de estatísticas descritivas e a relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone foi analisada a partir de regressão logística múltipla. Resultados: a prevalência de dependência de smartphone em estudantes de enfermagem foi de 129 (62,6%) e houve relação entre sintomas de depressão moderada (p=0,049), grave/muito grave (p=0,005) e ansiedade leve (p=0,028) e grave/muito grave (p=0,019) e dependência de smartphoneConclusão: os dados revelam que a construção e a implementação de políticas de uso do smartphone no contexto acadêmico e hospitalar para prevenção da dependência de smartphone e controle dos fatores de risco associados são necessárias.

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Relação entre depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4057. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6764.4057