Atitudes e percepções sobre idadismo em estudantes de enfermagem: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6851.4117

Palavras-chave:

Etarismo , Estudantes de Enfermagem , Revisão , Idoso , Atitude , Percepção

Resumo

Objetivo: mapear o conhecimento científico sobre as atitudes e percepções dos estudantes de enfermagem em relação ao idadismo. Método: revisão de escopo segundo as recomendações do Joanna Briggs Institute . A pergunta de estudo foi: Quais são as evidências científicas disponíveis sobre as atitudes e percepções dos estudantes de enfermagem no que diz respeito ao idadismo? A busca foi realizada em 12 bases de dados utilizando o aplicativo Rayyan e o Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews . Realizou-se a seleção dos estudos por dois revisores, com uso de um instrumento para a extração dos dados. Resultados: dos 4.595 arquivos, selecionaram-se 46 publicados entre 1984 e 2022, sendo que a maioria utilizou o método quantitativo. O instrumento mais utilizado foi o Kogan’s Attitudes Toward Old People Scale e os estudos mostraram que os estudantes apresentaram atitudes e percepções positivas, negativas, mistas, neutras e não conclusivas. Conclusão: as atitudes e percepções sobre idadismo são diversificadas e não conclusivas. Recomenda-se estudos futuros de intervenção para detecção de mudanças de comportamento dos estudantes de enfermagem frente ao idadismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natalia Alves, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.

    Bolsista do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Alice Regina Felipe Silva Djinan, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.

    Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.

  • Anaclara Viggiano Laurenti, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.

    Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. 

  • Eveline Fontes Costa Lima, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.

    Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.

Publicado

2024-03-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Atitudes e percepções sobre idadismo em estudantes de enfermagem: revisão de escopo. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4117. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6851.4117