Usabilidade do aplicativo móvel ROBOVID para educação em saúde acerca da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6924.4192

Palavras-chave:

Design Centrado no Usuário; Educação em Saúde; Aplicativos Móveis; Tecnologia da Informação; Covid-19; Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar a usabilidade do aplicativo móvel ROBOVID para educação em saúde acerca da COVID-19. Método: estudo metodológico com abordagem quantitativa aplicado, desenvolvido com 21 adultos, por meio de formulário eletrônico. A avaliação da usabilidade ocorreu por meio da System Usability Scale . Para análise dos dados utilizou-se o software Statistical Package for the Social SciencesResultados: a média global pelo questionário System Usability Scale foi de 87,3, o que classifica a usabilidade do aplicativo ROBOVID como melhor alcançável. Ademais, o aplicativo apresenta índices elevados para facilidade de memorização, satisfação do usuário e facilidade de conhecimento do sistema, além de excelentes índices para ausência de erros e rapidez na execução das tarefas estabelecidas. Conclusão: o aplicativo ROBOVID possui conformidade com os princípios de usabilidade nos critérios de eficiência, eficácia e satisfação na avaliação dos usuários-finais, explicitando que o aplicativo atende às necessidades de consumo frente a suas funcionalidades, demostrando sua viabilidade no que tange aos objetivos iniciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-06-07

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Usabilidade do aplicativo móvel ROBOVID para educação em saúde acerca da COVID-19. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4192. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6924.4192