Desenvolvimento de serious game para aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção na adolescência

Autores

  • Lilian Mayumi Chinen Tamashiro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4116-1014
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5831-8789

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7036.4183

Palavras-chave:

Saúde do Adolescente; Sexualidade; Educação em Saúde; Anticoncepção; Aplicativos Móveis; Tecnologia

Resumo

Objetivo: desenvolver um serious game em aplicativo mobile para aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção com a participação ativa dos adolescentes; e avaliar conteúdo, aparência e usabilidade da tecnologia com adolescentes e experts. Método: trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica sobre o desenvolvimento de um serious game , realizada em duas etapas: desenvolvimento da tecnologia propriamente dita; e avaliação do conteúdo, aparência e usabilidade do aplicativo. Adolescentes de uma escola pública da cidade de São Paulo-Brasil participaram da etapa de desenvolvimento da tecnologia . A avaliação foi realizada pelos adolescentes e experts nas áreas de saúde coletiva e tecnologia em saúde. Seguiram-se os critérios: aspectos  educacionais, interface do ambiente e recursos didáticos. Resultados: desenvolveu-se Prinventon App®, um serious game ambientado em uma cidade virtual, projetado para abordar a sexualidade na adolescência. O aplicativo obteve 90% de respostas positivas e apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,80, sendo considerado adequado. As sugestões e apontamentos foram acatados e implementados. O serious game foi considerado interessante e importante diante do tema abordado. Conclusão: a tecnologia desenvolvida pode auxiliar os adolescentes na aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção, ao abordar, de maneira lúdica e realística, a sexualidade na adolescência.

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Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvimento de serious game para aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção na adolescência. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4183. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7036.4183