Sitio Website educacional em saúde sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: construção, validação e avaliação

Autores

  • Iasmym Alves de Andrade Soares Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, RJ, Brasil. Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6907-4081
  • Fernanda Garcia Bezerra Góes Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, RJ, Brasil. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3894-3998
  • Aline Cerqueira Santos Santana da Silva Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8119-3945
  • Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1060-6754
  • Gabrielle Beltrão de Oliveira Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-1491-892X
  • Maria da Anunciação Silva Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0069-5100

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7222.4198

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional; Redes de Comunicação de Computadores; Família; Cuidado Pós-Natal; Recém-Nascido; Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: construir, validar e avaliar um website educacional em saúde sobre os cuidados domiciliares com os recém-nascidos para uso de gestantes, puérperas e familiares. Método: estudo metodológico desenvolvido conforme o modelo Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate . Após a construção, o website foi validado por 20 experts e avaliado por 20 indivíduos do público-alvo e os dados analisados conforme Índice de Concordância com ponto de corte igual ou maior a 0,7 (70%). Resultados: na validação, o Índice de Concordância de todos os quesitos foi maior do que 0,7 (70%), com variação entre 0,75 (75%) e 1 (100%), alcançando valor médio global de 0,91 (91%). Na avaliação, todos os itens obtiveram nota máxima, com valor médio global de 1 (100%). Conclusão: o website educacional foi construído, validado e avaliado de maneira satisfatória, pode ser considerado uma ferramenta adequada ao seu objetivo, com benefícios no processo de ensino-aprendizagem das famílias, quanto ao cuidado pós-natal domiciliar com os recém-nascidos mediante sua utilização. Além disso, também pode ser aplicada na educação de estudantes e profissionais de saúde. O website encontra-se disponível para o acesso livre e gratuito por meio de notebooks, computadores, smartphones ou tablets.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sitio Website educacional em saúde sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: construção, validação e avaliação. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4198. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7222.4198