Exame físico de enfermagem do recém-nascido a termo: software auto-instrucional

Autores

  • Maria das Graças de Oliveira Fernandes Universidade Anhembi Morumbi
  • Vera Lucia Barbosa Universidade Federal de São Paulo
  • Masuco Naganuma Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000200014

Palavras-chave:

software, educação em enfermagem, neonatologia, exame físico

Resumo

A pesquisa trata da elaboração de um software voltado ao ensino de enfermagem neonatológica para o curso de graduação, cujo conteúdo é o exame físico de recém-nascido a termo (RNT). O software foi elaborado seguindo as fases de planejamento, desenvolvimento do conteúdo e avaliação. A construção dos módulos baseou-se na teoria moderna da aprendizagem de Gagné, sendo estruturado no plano Keller e no enfoque sistêmico. Os objetivos foram elaborar e avaliar o conteúdo dos módulos auto-instrucionais para serem utilizados como estratégia de ensino no curso de graduação de enfermagem. Após sua estruturação, o material passou pelo crivo de 11 peritas da área de enfermagem neonatológica que emitiram conceitos bom ou excelente para os 42 itens expostos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Fernandes, M. das G. de O., Barbosa, V. L., & Naganuma, M. (2006). Exame físico de enfermagem do recém-nascido a termo: software auto-instrucional. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(2), 243-250. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000200014