Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua

Autores

  • Yolanda Flores Peña National University of Nuevo Leon-Mexico; Faculty of Nursing
  • Magdalena Alonso Castillo National University of Nuevo Leon-Mexico; Faculty of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000300002

Palavras-chave:

educação continuada em enfermagem, enfermagem

Resumo

O propósito do estudo foi determinar o efeito dos fatores pessoais, profissionais e as orientações motivacionais na participação do pessoal de enfermagem na educação continuada em duas instituições de saúde, uma pública e outra privada. O desenho foi descritivo, comparativo e correlacional. Amostragem probabilística, aleatoria, límite de erro de estimação 0.05, nível de confiança 95%. Participaram 105 sujeitos da instituição privada e 200 sujetos da pública. Aplicaram-se dois instrumentos: Escala de Razões de Participação (ERP) e instrumento de Participação na Educação Continuada (PEC). A consistência interna dos instrumentos foi aceitável. Dos fatores pessoales, encontrou-se que a renda económica tem efeito na participação (p=.007). O nível acadêmico (p=.004) e a posição laboral (p=.005) são fatores profissionais prognósticos da participação na educação continuada. Das orientações motivacionais, o fator de desenvolvimento e melhora profissional mostrou efeito significativo (p=.05) na participação. A instituição laboral, seja pública ou privada, não teve efeito significativo.

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Publicado

2006-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(3), 309-315. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000300002