Qualidade de vida, percepção de saúde, motivação para aprendizagem e comportamento de adolescentes em instituição de ensino

Autores

  • Graziela Nunes Alfenas Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Belo Horizonte, MG, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9125-3411
  • Stela Maris Aguiar Lemos Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4104-5179

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6919.4339

Palavras-chave:

Adolescente; Saúde; Qualidade de Vida; Comportamento; Ensino Remoto; Percepção

Resumo

Objetivo: analisar as variáveis sociodemográficas, qualidade de vida, autopercepção de saúde, motivação para aprendizagem e comportamento de adolescentes em 2018 e 2021. Método: estudo transversal observacional com 124 adolescentes em 2018 e 68 em 2021. Utilizou-se para a coleta de dados um Formulário para as variáveis sociodemográficas, Questionário Pediátrico de Qualidade de Vida, instrumento de Autopercepção de Saúde, Escala de Motivação para a Aprendizagem e Questionário de Capacidades e Dificuldades. A coleta dos dados foi realizada por formulários no Google Forms . Para a análise, utilizou-se estatística descritiva e regressão logística. Resultados: a maioria dos participantes pertencia à classe A. Na comparação entre 2018 e 2021, houve piora da avaliação de autopercepção de saúde. Na avaliação da QV pelos pais, houve diferença estatística significativa entre os escores das dimensões social e psicossocial. Entre os adolescentes, houve diferenças entre os escores da QV nas dimensões física e psicossocial. Conclusão: o adolescente com melhor avaliação da saúde mental teve maior chance de ter melhor qualidade de vida nos períodos investigados (OR=5,35 e OR=5,51). Estudantes mais novos apresentaram maior motivação para aprender, sendo que aumentaram em até 9,75 e 5,02 vezes a chance de melhoria da qualidade de vida nos dois períodos, respectivamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-10-25

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Qualidade de vida, percepção de saúde, motivação para aprendizagem e comportamento de adolescentes em instituição de ensino. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4339. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6919.4339