Satisfação dos educadores de enfermagem com o sistema de pontuação do Objective Structured Clinical Examination online

Autores

  • Fahni Haris Universitas Muhammadiyah Yogyakarta, School of Nursing, Bantul, Yogyakarta, Indonesia. Asia University, Departement of Healthcare Administration, Wufeng, Taichung, Taiwan. https://orcid.org/0000-0002-2222-8554
  • Ferika Indarwati Universitas Muhammadiyah Yogyakarta, School of Nursing, Bantul, Yogyakarta, Indonesia. Queensland University of Technology, School of Nursing, Brisbane, Queensland, Australia. https://orcid.org/0000-0003-4532-7747
  • Yanuar Primanda Universitas Muhammadiyah Yogyakarta, School of Nursing, Bantul, Yogyakarta, Indonesia. Queensland University of Technology, School of Nursing, Brisbane, Queensland, Australia. https://orcid.org/0000-0003-3856-7232
  • Resti Yulianti Sutrisno Universitas Muhammadiyah Yogyakarta, School of Nursing, Bantul, Yogyakarta, Indonesia. Asia University, Departement of Healthcare Administration, Wufeng, Taichung, Taiwan. https://orcid.org/0000-0003-1309-861X
  • Kellyana Irawati Asia University, Departement of Healthcare Administration, Wufeng, Taichung, Taiwan. https://orcid.org/0000-0002-8471-8903
  • Yin-Hwa Shih Asia University, Departement of Healthcare Administration, Wufeng, Taichung, Taiwan. https://orcid.org/0000-0003-0893-4185

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6816.4345

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Internet; Satisfação do Participante; Questionários; Países em Desenvolvimento

Resumo

Objetivo: o sistema de pontuação do OSCE em papel (Pa-OSCE) tem várias desvantagens, incluindo o desperdício significativo de papel e o fato de consumir muito tempo. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos examinadores com o sistema de gerenciamento de pontuação do On-OSCE, identificar e avaliar os possíveis benefícios da inovação e promover seu uso. Método: usando um projeto de estudo transversal, desenvolvemos um inventário de satisfação que consiste em quatro domínios: economia de tempo, facilidade de uso, aplicação prospectiva e objetividade. Esse inventário foi usado para comparar os escores de satisfação entre dois grupos de examinadores (total de 67 indivíduos). Resultados: o inventário de satisfação de 20 itens demonstrou alta validade e confiabilidade (0,98 e 0,97, respectivamente). O tempo médio de pontuação foi significativamente menor no grupo do sistema de gerenciamento de pontuação online (p<0,001). Tanto a pontuação total de satisfação quanto as pontuações de cada domínio foram significativamente maiores no grupo do sistema de gerenciamento de pontuação online em comparação com o grupo do sistema de gerenciamento de pontuação em papel (p<0,001). Conclusão: uma grande proporção dos examinadores forneceu feedback positivo sobre o sistema de gerenciamento de pontuação online . O sistema de gerenciamento de pontuação online economiza o tempo de pontuação, é mais objetivo, mais fácil de usar e é recomendado para implementação. Os sistemas de gerenciamento de pontuação online podem ser implementados em instituições de ensino de enfermagem em todo o mundo para melhorar a eficiência da pontuação. Além disso, o inventário de satisfação de 20 itens pode servir como uma ferramenta de benchmarking para avaliar os educadores em todo o mundo.

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Publicado

2024-11-15

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Satisfação dos educadores de enfermagem com o sistema de pontuação do Objective Structured Clinical Examination online. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4345. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6816.4345