Construção e validação de vídeo sobre a inserção de sondas gástrica e enteral em crianças
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7226.4507Palavras-chave:
Nutrição Enteral; Saúde da Criança; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Filme e Vídeo Educativo.Resumo
Objetivo: construir e validar um vídeo educacional sobre o procedimento de inserção das sondas gástrica e enteral em crianças. Método: estudo metodológico em três fases: a) pré-produção do vídeo; b) produção; e c) pós-produção. Primeiro, criou-se um roteiro embasado na literatura científica. O vídeo foi gravado em Laboratório de Simulação e editado no softwareMovavi®. O roteiro e o vídeo foram avaliados por 23 e 12 especialistas, respectivamente, via Google Forms®. Utilizaram-se os instrumentos de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, de Validação de Vídeo e o Índice de Validade de Conteúdo, com ponto de corte ≥ 0,80. Resultados: os especialistas contemplaram três regiões do país. O vídeo contém cenas gravadas com manequim de simulação pediátrica, imagens de materiais usados no procedimento e telas com conteúdo teórico. O roteiro do vídeo obteve índice de validação de conteúdo global de 0,83 e o vídeo de 0,94, ambos em uma rodada. O vídeo final tem duração de 10 minutos e 10 segundos. Conclusão: o roteiro e o vídeo foram validados. Ele está disponível gratuitamente no YouTube® e pode ser utilizado por enfermeiros/acadêmicos de Enfermagem como um instrumento para o ensino e a assistência profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.