Educação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagem

Autores

  • Carlos Alberto Caciquinho Ricaldoni Mater Dei Hospital
  • Roseni Rosangêla de Sena Minas Gerais University; School of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600002

Palavras-chave:

educação em enfermagem, capacitação, educação continuada em enfermagem

Resumo

Esta pesquisa torna-se importante na medida em que contribui para a reflexão sobre ações educativas dirigidas aos trabalhadores de enfermagem, com enfoque na finalidade, nos instrumentos e nos sujeitos responsáveis pelo cuidado. Teve como objetivo geral analisar os efeitos das ações de educação permanente na qualidade de assistência de enfermagem, em um hospital privado, de grande porte, no município de Belo Horizonte, MG. Optou-se por um estudo qualitativo na corrente filosófica da dialética, tendo como sujeitos 02 enfermeiros, 17 auxiliares e técnicos de enfermagem do 8º e 9º andares e a gerente de enfermagem. Os resultados revelaram que as ações educativas não estão articuladas ao processo de trabalho e que existe a necessidade de aprimoramento gerencial dos enfermeiros, possibilitando a realização da pedagogia de problematização. Conclui-se que deveria ser revista a inserção dos profissionais da enfermagem no contexto do processo de trabalho, articulada com a capacitação baseada na estratégia da educação permanente.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Educação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagem. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(6), 837-842. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600002