Educação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600002Palavras-chave:
educação em enfermagem, capacitação, educação continuada em enfermagemResumo
Esta pesquisa torna-se importante na medida em que contribui para a reflexão sobre ações educativas dirigidas aos trabalhadores de enfermagem, com enfoque na finalidade, nos instrumentos e nos sujeitos responsáveis pelo cuidado. Teve como objetivo geral analisar os efeitos das ações de educação permanente na qualidade de assistência de enfermagem, em um hospital privado, de grande porte, no município de Belo Horizonte, MG. Optou-se por um estudo qualitativo na corrente filosófica da dialética, tendo como sujeitos 02 enfermeiros, 17 auxiliares e técnicos de enfermagem do 8º e 9º andares e a gerente de enfermagem. Os resultados revelaram que as ações educativas não estão articuladas ao processo de trabalho e que existe a necessidade de aprimoramento gerencial dos enfermeiros, possibilitando a realização da pedagogia de problematização. Conclui-se que deveria ser revista a inserção dos profissionais da enfermagem no contexto do processo de trabalho, articulada com a capacitação baseada na estratégia da educação permanente.Downloads
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Publicado
2006-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Educação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagem. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(6), 837-842. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600002