Percepções do graduando de enfermagem sobre a dimensão humana no seu aprendizado

Autores

  • Simone de Oliveira Camillo ABC Foundation Medical School
  • Ana Lúcia da Silva Coordination of Disease Control of the State Secretary of São Paulo
  • Alan Jefferson do Nascimento Coordination of Disease Control of the State Secretary of São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200004

Palavras-chave:

saúde mental, educação, enfermagem, empatia

Resumo

Os objetivos deste estudo foram identificar e interpretar as percepções apresentadas por alunos de um Curso de Graduação de Enfermagem após o estágio de Saúde Mental. Foram gravadas 12 entrevistas com acadêmicos de Enfermagem da Faculdade da Fundação ABC - Santo André, São Paulo, Brasil, em agosto de 2004, utilizando-se de roteiro semi-estruturado. Por meio da Análise de Conteúdo, modalidade temática, foram identificadas quatro categorias: 1. saúde mental: proporcionando a compreensão do outro; 2. respeito pelo humano: a importância de ouvir; 3. saúde mental: contribuindo para uma visão contextualizada do paciente e 4. graduação em enfermagem: "sinais e sintomas" indesejáveis da profissão. A análise e a discussão dessas categorias representaram o vislumbramento da possibilidade de um ensino pautado na condição humana. Dessa forma, defende-se, aqui, a idéia de que novos estudos devam ser realizados, mas já considerando que a disciplina Saúde Mental deve ser valorizada nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem.

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Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Percepções do graduando de enfermagem sobre a dimensão humana no seu aprendizado. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(2), 207-213. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200004