Efeito de uma intervenção educativa para universitários sobre violência contra pessoas idosas por meio da gamificação: ensaio clínico não randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7874.4663Palavras-chave:
Idoso; Violência; Universidades; Abuso de Idosos; Atitude; ConhecimentoResumo
Objetivo: avaliar o impacto de uma intervenção educativa gamificada sobre violência contra a pessoa idosa, no conhecimento, percepção e atitude de universitários. Método: ensaio clínico não randomizado com 44 universitários de cursos das áreas das ciências da saúde, humanas e exatas, sendo 22 do grupo de intervenção e 22 do grupo controle. O grupo de intervenção participou de atividades híbridas sobre gamificação aplicada ao tema da violência contra idosos. A avaliação foi feita com cases temáticos validados por especialistas, com análise estatística usando testes do Qui-quadrado e t de Student. Resultados: a intervenção promoveu diferenças significativas entre os grupos em atitudes e percepções sobre violência contra pessoas idosas. Estudantes do grupo de intervenção mostraram maior propensão a denunciar casos de negligência e maior conscientização sobre a prevenção de abusos em espaços públicos. Conclusão: a intervenção gamificada demonstrou efetividade em estimular atitudes protetoras e percepção ética diante da violência contra pessoas idosas, porém não houve associação significativa com a variável conhecimento. Depreende-se a necessidade de estudos mais abrangentes que possam contribuir com evidências complementares aos resultados do presente estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.