Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões de pele Relacionadas a Adesivos Médicos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7891.4711Palavras-chave:
Adesivos; Ferimentos e Lesões; Pele; Segurança do Paciente; Enfermagem Baseada em Evidências; Prevenção SecundáriaResumo
Objetivo: desenvolver e validar a Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões de pele Relacionadas a Adesivos Médicos em adultos hospitalizados. Método: estudo metodológico composto por elaboração, validação de face, de conteúdo, de critério preditiva e análise de confiabilidade interobservadores da escala. Ela foi elaborada utilizando fatores de risco obtidos em revisão integrativa e passou por validação de face e conteúdo por sete juízes. Trezentos e vinte nove pacientes participaram da validade de critério preditiva e 32 da confiabilidade. Resultados: a escala é composta por 48 itens e oito domínios. Os escores < 11 classificam os pacientes em baixo risco e os ≥ 11 para alto risco de desenvolver lesões por adesivos médicos. Na validade de face, houve concordância de 100% dos juízes, na de conteúdo obteve-se coeficiente de validade de conteúdo total de 0,94. Na validade de critério preditiva houve associação estatisticamente significativa (p < 0,001) entre o escore gerado pela escala e a ocorrência de lesões por adesivos médicos. A análise de confiabilidade obteve um coeficiente de correlação intraclasse de 0,92. Conclusão: a escala desenvolvida é um instrumento válido e confiável para identificar o risco da ocorrência de lesões por adesivos médicos em adultos hospitalizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.