E-learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeiros

Autores

  • Yara Padalino Hospital e Maternity São Luis
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres University of São Paulo; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300006

Palavras-chave:

educação a distância, educação continuada em enfermagem, informática em enfermagem

Resumo

O final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e as mudanças estratégicas nas organizações, estratégias, como e-learning, vem sendo utilizadas. O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de enfermeiros que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de um método experimental verdadeiro. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população constituiu-se de 60 enfermeiros que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B, via computador. Na coleta de dados, os participantes preencheram um questionário antes e após o treinamento para avaliação do conhecimento e caracterização da população. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

E-learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeiros. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(3), 397-403. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300006