Intervenção educativa aos profissionais de enfermagem sobre cuidados paliativos: estudo quase experimental
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.8026.4823Palavras-chave:
Cuidados Paliativos; Equipe de Enfermagem; Educação Continuada em Enfermagem; Conhecimento; Autoeficácia; Atenção Terciária à Saúde.Resumo
Objetivo: avaliar o conhecimento e a autoeficácia sobre cuidados paliativos de profissionais de enfermagem antes e depois de uma intervenção educativa. Método: estudo quase experimental, realizado em um hospital de ensino, com profissionais de enfermagem que atendem ao público adulto e idoso. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: no primeiro, foram aplicados o questionário sociodemográfico e o instrumento Bonn Palliative Care Knowledge Test, que avalia o conhecimento e a autoeficácia em cuidados paliativos; logo após, ocorreu a intervenção educativa sobre a temática. No segundo momento, após quatro semanas, foi realizada a reaplicação do instrumento que avalia o conhecimento e a autoeficácia. Os dados foram avaliados no programa Statistical Package for the Social Sciences versão 21.0. Resultados: participaram 179 profissionais, com média de idade de 40,17 anos e predominância do sexo feminino. O escore de conhecimento obteve médias mais altas após a intervenção (pré-teste=11,77; pós-teste=15,03) enquanto o da autoeficácia foi em menor escala (pré-teste=3,21; pós-teste=3,38), contudo ambas foram estatisticamente significativas (p<0,01). Conclusão: a intervenção educativa foi eficaz para o ganho de conhecimento e autoeficácia em cuidados paliativos nos profissionais de enfermagem. Os referidos resultados podem subsidiar a elaboração e disseminação das práticas de cuidados paliativos nos serviços de saúde.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.