Representações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básico

Autores

  • Jussara Gue Martini Santa Catarina Federal University; School of Nursing
  • Antonia Regina Ferreira Furegato WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000700016

Palavras-chave:

transtornos relacionados ao uso de substâncias, educação primária e secundária

Resumo

A preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de 5ª a 8ª séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável - um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Representações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básico. (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(spe), 601-606. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000700016