Prática avançada de enfermagem para cuidar de mães de crianças com transtorno do espectro autista no programa CACTO

Autores

  • Paulo Roberto Lima Falcão do Vale Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil. Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Evany Caroline de Souza Cerqueira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil.
  • Deisy Vital de Melo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil.
  • Ana Paula Dezoti Centro Universitário Autônomo do Brasil, Departamento de Enfermagem, Curitiba, PR, Brasil.
  • Verônica de Azevedo Mazza Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.
  • Rosely Cabral de Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, BA, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.8152.4883

Palavras-chave:

Prática Avançada de Enfermagem; Transtorno do Espectro Autista; Cuidadores; Enfermagem de Atenção Primária; Teoria de Enfermagem; Enfermagem Baseada em Evidências.

Resumo

Objetivo:  descrever as competências da prática avançada de enfermagem para o cuidado de mães participantes do CACTO: programa de cuidado unitário às mães de crianças com transtorno do espectro autista e/ou deficiência. Método:  estudo qualitativo fundamentado na Ciência do Cuidado Unitário, realizado com 39 mães de crianças com transtorno do espectro autista. Os dados foram coletados dos prontuários, diário de campo, atas de reuniões e do perfil do CACTO nas redes sociais. A análise temática reflexiva dedutiva foi aplicada como técnica de análise dos dados. Resultados:  os resultados revelados ampliam o escopo de competências que podem ser desempenhadas pelas enfermeiras na atenção primária à saúde, por exemplo: compreende necessidades de saúde, cria novos modos de cuidar, reconhece dilemas éticos, estabelece relação colaborativa, valoriza o papel social das mães, sugere cuidados com evidência científica recomendada, realiza pesquisa científica e atua com autonomia. Conclusão:  as competências do enfermeiro atuante no CACTO distribuem-se em sete dimensões, a saber: gestão do cuidado, ética, colaboração interprofissional, promoção da saúde e prevenção de riscos, enfermagem baseada em evidências, pesquisa e liderança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

2026-07-24

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Vale, P. R. L. F. do, Cerqueira, E. C. de S., Melo, D. V. de, Dezoti, A. P., Mazza, V. de A., Carvalho, R. C. de, & Carvalho, E. S. de S. (2026). Prática avançada de enfermagem para cuidar de mães de crianças com transtorno do espectro autista no programa CACTO. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 34, e4883. https://doi.org/10.1590/1518-8345.8152.4883